Portaria 180, de 28 de julho de 2023
Aprova a 2ª Revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA - PDP 2023
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (Ibama), no uso das atribuições que lhe conferem o art. 15 do Anexo I do Decreto nº 11.095, de 13 de junho de 2022, que aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, e nos incisos IX, X e XI do art. 195, do Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria nº 92, de 14 de setembro de 2022, resolve:
Art. 1º Aprovar a 2ª Revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA - PDP 2023, na forma do Anexo I desta Portaria.
Parágrafo único. O PDP 2023 do Ibama tem como finalidade elencar as necessidades de desenvolvimento para cumprimento de seus objetivos institucionais. Fazem parte do PDP 2023 do Ibama as necessidades de desenvolvimento e suas respectivas especificações constantes no Anexo I desta Portaria, o qual poderá ser revisado periodicamente pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas - CGGP com o auxílio da Coordenação de Educação Corporativa - Ceduc, sob o acompanhamento do Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP, para promover o alinhamento dos esforços de desenvolvimento e formação do quadro funcional do Ibama, com as diretrizes do Órgão, em conformidade com os normativos legais.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Fica revogada a Portaria nº 51, de 13 de março de 2023.
RODRIGO AGOSTINHO
ANEXO I
No. |
Necessidade de Desenvolvimento |
Público-alvo (Alcance da Ação de Desenvolvimento) |
Estados |
Total de Agentes Públicos |
1 |
Utilizar sistemas na organização do trabalho individual e equipe. |
DIPLAN/CGTI. Técnicos e Analistas que utilizam sistemas corporativos: SISREF, SIGEPE, SEI, SIAPNET, |
TODOS |
80 |
2 |
Conhecer métodos e técnicas informacionais para o desenvolvimento de sistemas de dados e informações. |
Técnicos e Analistas, DIQUA, DIPLAN/CGTI, CE e PR. |
DF, CE, PR |
51 |
3 |
Aprimorar conhecimentos para levantamento e análise de relatórios sobre Ecologia de Paisagem e Fauna. |
Analistas Ambientais- NLA, DILIC e SUPES SP. |
SP |
10 |
4 |
Capacitar servidores que ingressaram no último concurso em planejamento e gestão de contratações de TI. |
DIPLAN/CGTI |
DF |
10 |
5 |
Capacitar em Biorremediação. |
Servidores que atuam em Programas Ambientais aplicados ao LAF, SUPES RS. |
RS |
3 |
6 |
Ampliar os conhecimentos sobre segurança de barragens de diversos tipos (rejeitos, múltiplos usos, geração de energia, resíduos). |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO e NUPAEM. |
TODOS |
27 |
7 |
Conhecer e aprimorar o conhecimento sobre métodos de monitoramento e remediação ambiental. |
Técnicos e Analistas Ambientais que atuam nas Superintendências, Coordenação-geral e NUPAEM, DIPRO e DIQUA. |
TODOS |
63 |
8 |
Adquirir competências e desenvolver habilidades para atuar como Agente de Emergências Ambientais - AEA. |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO e NUPAEM, incluso SUPES ES. |
TODOS |
100 |
9 |
Ampliar o conhecimento em Sistema de Comando de Incidentes - SCI (Básico, Intermediário e Avançado). |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO e NUPAEM |
TODOS |
85 |
10 |
Aprimorar e conhecer técnicas para atuação em resposta a acidentes envolvendo produtos químicos. |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO e NUPAEM |
TODOS |
100 |
11 |
Desenvolver e ampliar técnicas para o acompanhamento do programa de gestão de riscos da Estação Antártica Comandante Ferraz. |
Servidores da CGEMA/DIPRO, ES, RJ; Operação Antárticas e Marinha do Brasil (Grupo Base). |
DF, RJ, ES. |
70 |
12 |
Conhecer e aprimorar as ações de resposta à vazamento de óleo no âmbito do Plano Nacional de Contingência. |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO, NUPAEM, membros do GAA e Rede de Atuação Integrada. |
TODOS |
61 |
13 |
Ampliar e conhecer técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para o monitoramento ambiental relacionado a derramamentos de óleo e acidentes. |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO e NUPAEM |
TODOS |
94 |
14 |
Analisar de impactos sobre espécies ameaçadas da Mata Atlântica. |
Servidores da DITEC. |
RJ |
30 |
15 |
Aprimorar o conhecimento e desenvolver habilidades para gestão de emergências nucleares, incluindo ações de primeira resposta a acidentes. |
Agentes que atuam na CGEMA/DIPRO, NUPAEM, vinculados à área Nuclear. |
TODOS. |
145 |
16 |
Aprimorar o conhecimento sobre métodos de análise de documentos para operações deShip-To-Ship. |
Agentes da CGEMA/DIPRO, NUPAEM. |
BA , DF , ES , RJ , SP |
19 |
17 |
Conduzir embarcação oficial. |
Servidores que desempenham atividades finalísticas ou de apoio, incluso DITEC SC, ES, PI e PR. |
TODOS |
40 |
18 |
Atuar com segurança e habilidade em técnicas verticais, incluindo sua realização em helicópteros. |
Servidores que atuam na área de proteção e incêndios florestais e brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais. DIPRO. |
DF |
30 |
19 |
Preparar para atuação como Pilotos Remotos (operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas). |
Servidores que realizam operação com "Drones". DIPRO. |
DF , MT, ES |
100 |
20 |
Pilotar aeronaves dos modelos (AW 119, EC 130 e AS350 B2) com a proficiência necessária para operação segura. |
Servidores que desempenham atividades como piloto de aeronaves. DIPRO. |
DF |
2 |
21 |
Pilotar aeronaves de acordo com a previsão do Programa de Treinamento Operacional (PTO). |
Servidores habilitados como pilotos de helicóptero, DF, CE, RJ. DIPRO |
DF , RJ, CE |
35 |
22 |
Habilitar servidores ao uso de aeronaves remotamente pilotadas em apoio à prevenção e combate aos incêndios florestais. |
Servidores envolvidos nas atividades de prevenção e combate a incêndios florestais. DIPRO. |
DF |
120 |
23 |
Adquirir e atualizar conhecimentos relacionados a equipamentos, instrumentos e técnicas operacionais em combates aéreos a incêndios florestais. |
Agentes que atuam na temática do fogo e operações aéreas. DIPRO. |
DF |
15 |
24 |
Aprimorar conhecimento sobre o mercado de créditos de carbono, para subsídio às ações sobre crédito corporativo. |
Analistas que trabalham com a execução do Proconve/Promot, DIQUA e PRESIDÊNCIA/CGAE. |
DF |
10 |
25 |
Conhecer os tipos de solo dos biomas brasileiros- conceitos e métodos em nível básico. |
Servidores e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM, DBFLO. |
DF |
152 |
26 |
Avaliar o perigo e risco ambiental de agrotóxicos de forma harmonizada para organismos do solo, aquáticos, aves e mamíferos, répteis e anfíbios. |
Técnicos e Analistas Ambientais, DIQUA, MT e ES
|
DF , MT, ES |
82 |
27 |
Aprimorar conhecimentos sobre aplicações de agrotóxicos e aperfeiçoar orientação técnica de uso em campo. |
Técnicos e Analistas Ambientais, DIQUA. |
DF , RJ |
104 |
28 |
Aprimorar conhecimentos em ecotoxicologia para análise de agrotóxicos e outras substâncias perigosas. |
Analistas e Técnicos da DIQUA. |
DF |
48 |
29 |
Aprimorar conhecimentos sobre polinização para as avaliações de agrotóxicos e outras substâncias/produtos perigosos. |
Técnicos e Analistas Ambientais, DIQUA |
DF |
48 |
30 |
Aprimorar conhecimentos sobre a modelagem de dados ambientais para diferentes matrizes ambientais. |
Técnicos e Analistas Ambientais, DIQUA. |
DF |
48 |
31 |
Atuar no manejo e resgate da fauna silvestre atingida por incêndios florestais e eventos climáticos extremos. |
Servidores e brigadistas que atuam nas ações de incêndios florestais; gestão da fauna; proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais. DIPRO e SUPES. |
DF, RJ, ES, CE |
187 |
32 |
Possuir conhecimentos em ferramentas de gerenciamento de incidentes para aplicação em operações de combate a incêndios florestais e outras situações. |
Servidores que atuam nas ações de incêndios florestais, fiscalização e emergências ambientais e brigadistas de prevenção e combate. DIPRO. |
DF |
60 |
33 |
Utilizar Sistemas de Informações Geográficas, sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento no manejo integrado do fogo e prevenção de incêndios. |
Agentes públicos que atuam na temática de gestão ambiental e incêndios florestais. DIPRO |
DF |
180 |
34 |
Capacitar em sistemas Agroflorestais biodiversos sintrópicos e, técnicas de reordenar e restaurar o ambiente. |
Servidores que atuam nos Núcleos da DITEC nas SUPES MS e ES.
|
MS, ES |
30 |
35 |
Aprofundar em conhecimentos sobre Manejo Florestal Sustentável. |
Servidores da DITEC na PB , RJ , RR, ES e DBFLO. |
PB , RJ , RR, ES |
60 |
36 |
Desenvolver conhecimentos e habilidades de manejo, identificação e enriquecimento ambiental dos recintos, segundo boas práticas identificadas. |
Servidores da DITEC no RJ. |
RJ |
15 |
37 |
Operar equipamentos motorizados utilizados nas atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais. |
Agentes públicos que atuam na temática do fogo e brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais, DIPRO e SUPES CE. |
DF, CE |
121 |
38 |
Adquirir conhecimento com temas do manejo florestal: dendrologia; identificação anatômica de madeira; sensoriamento remoto. |
Servidores DBFLO, SUPES e membros dos OEMAs. |
DF, CE, PI, PR |
62 |
39 |
Adquirir competências técnicas e instrumentais necessárias às atividades de verificação, interpretação e manipulação de dados de geoprocessamento. |
Servidores que trabalham com análise de sistemas de informação geográficas, DBFLO e SUPES RS. |
RS |
5 |
40 |
Adquirir conhecimento sobre instalação e medição de parcelas permanentes, avaliação de danos da exploração, aferição de equações de volume. |
Servidores DBFLO, SUPES e OEMA's. |
DF |
30 |
41 |
Aprimorar conhecimentos sobre métodos para identificação, avaliação e monitoramento de impactos ambientais relacionados. |
Servidor que atue no NLA-SP. |
SP |
1 |
42 |
Aprimorar o conhecimento sobre métodos para análise de risco ambiental e sobre emergências ambientais. |
Servidor que atue no NLA- SP. |
SP |
1 |
43 |
Padronizar de entendimento dos servidores do SISNAMA sobre gestão florestal e mudanças climáticas. |
Servidores da CGFLO/DBFLO, SUPES e OEMAs. |
DF |
30 |
44 |
Uniformizar de parâmetros técnicos mínimos para estabelecer critérios de normatização da exploração florestal sustentável nos biomas. |
Partes envolvidas na gestão florestal das unidades descentralizadas dos biomas Pampas, Caatinga e Cerrado, pesquisadores e outros entes. DBFLO. |
DF |
30 |
45 |
Executar atividades de manejo integrado do fogo, prevenção e combate a incêndios florestais. |
Servidores e brigadistas que atuam na temática do manejo integrado do fogo, prevenção e combate aos incêndios florestais, DIPRO e SUPES RJ, CE, PR. |
TODOS |
2035 |
46 |
Inserir servidores que ainda não tiveram contato com outras técnicas e conhecimentos de manejo da flora, incluindo produtos não madeireiros. |
Servidores da CGFLO/DBFLO, OEMA's e Unidades Descentralizadas. |
DF, SP, ES |
56 |
47 |
Determinar as causas e origens dos incêndios florestais como meio de subsídio para a atuação no combate a esse crime ambiental. |
Agentes que atuam na temática de incêndios florestais e segurança pública. DIPRO. |
DF, PI |
65 |
48 |
Atualizar em Controle de Incêndios Florestais. Participação noWildfire2023 -VIII International Wildland Fire Conference- Portugal, 16-19 Maio 2023. |
Servidores e brigadistas que atuam ou venham a atuar na temática do manejo integrado do fogo, prevenção e combate aos incêndios florestais. |
MS, PR |
4 |
49 |
Identificar madeira serrada em ações fiscalizatórias. |
Servidores DITEC SUPES, incluso PI e PR e, DIPRO. |
DF, PI, PR |
76 |
50 |
Capacitar em sistemas de tratamento de águas e efluentes sanitários e industriais. |
Servidores que atuam no LAF. |
RS |
3 |
51 |
Melhorar a análise ambiental sobre temas relacionados ao Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP). |
Analistas ambientais, analistas administrativos, técnicos ambientais, técnicos administrativos. DIQUA. |
DF |
46 |
52 |
Oferecer atendimento veterinário aos animais recebidos pelos CETAS, aperfeiçoar habilidades e utilizar conhecimentos atualizados. |
Servidores do CETAS, gestão, manejo e clínica de animais silvestres. SUPES RN |
RN |
1 |
53 |
Aprimorar conhecimentos para análise de relatórios e avaliação do impacto sobre a Ictiofauna. |
Analistas Ambientais DILIC e NLA SUPES SP. |
SP |
10 |
54 |
Aprender identificação de peixes, compensação florestal (projetos de reflorestamento, recuperação/restauração, plantio compensatório, ASV). |
Analistas ambientais DILIC e NLA SUPES SP. |
SP |
1 |
55 |
Compreender e atualizar os servidores na nova lei de licitação e contratos, Lei 14.133/21, para uma efetiva transição entre as normas antigas e novas. |
Técnicos e Analistas Administrativos DIPLAN e SUPES. |
TODOS. |
100 |
56 |
Ampliar e aprimorar os conhecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). |
Analistas e Técnicos Administrativos e Ambientais DIPLAN, PFE, SUPES RJ , DF, ES, PI. |
RJ, DF, ES, PI |
110 |
57 |
Aprimorar conhecimentos sobre a Lei de Crimes Ambientais. |
Servidores da DITEC e SUPES RJ, TO, ES, PI. |
RJ , TO, ES, PI |
60 |
58 |
Aprimorar conhecimentos sobre Direitos Especiais, Especialização em Meio Ambiente. |
Especialistas em Meio Ambiente, SUPES SP e PI. |
SP, PI |
15 |
59 |
Aprimorar conhecimentos sobre direto tributário e código tributário nacional. |
Servidores lotados no NUARRE, SUPES PR, ES, PI |
PR, ES, PI |
67 |
60 |
Aprofundar os conhecimentos em legislação de Gestão de Bens Apreendidos. |
Técnicos e Analistas DIPLAN, SUPES PB, TO, BA, CE, ES, PI |
PB , TO, BA, CE, ES, PI |
30 |
61 |
Aprimorar o conhecimento sobre aspectos jurídicos e processuais relacionados ao licenciamento ambiental federal e legislação ambiental pertinente. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental na DILIC e NLAs SUPES PI e outras. |
TODOS. |
185 |
62 |
Atualizar quanto quanto ao regramento ambiental vigente. |
Servidores que atuam no âmbito da conciliação ambiental do Processo Sancionador. CENPSA. |
DF |
15 |
63 |
Aprimorar conhecimentos sobre relatório de análise preliminar, relatório de análise instrutória, circunstanciado, recursal, revisional e demais relacionados ao processo sancionador. |
Membros da Equipe Nacional de Instrução - Enins e dos Núcleos de Conciliação Ambiental - Nucam's do CENPSA |
DF , TO, PI |
305 |
64 |
Emitir decisão como autoridade julgadora no caso de novos indicados, e falta o aprimoramento daqueles que já executa essas atividades. |
Membros da ENIN e NUCAM do CENPSA |
DF, PI |
35 |
65 |
Conduzir uma audiência de conciliação ambiental e dar os encaminhamentos necessários após a sessão, CENPSA. |
Membros da ENIN e NUCAM do CENPSA |
DF, PI |
155 |
66 |
Aprimorar conhecimentos sobre Relatório de Preparação para adesão, que é aquele que análise a conformidade da autuação e consolida o débito decorrente de autuação ambiental. |
Membros da ENIN e NUCAM do CENPSA |
DF |
100 |
67 |
Capacitar os servidores para a elaboração do relatório de análise preliminar da autuação para a conciliação ambiental. |
Membros da ENIN, NUCAM do CENPSA e, equipe do Serviço de Apoio à Análise Preliminar e Adesão (SACA). |
DF |
100 |
68 |
Capacitar os servidores na atualização da legislação de pessoal vigente. |
Técnicos e Analistas Administrativos. |
TODOS. |
125 |
69 |
Avaliar controles corporativos que se relacionam à regularidade de instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente. |
Analistas ambientais, analistas administrativos, técnicos ambientais, técnicos administrativos. DIQUA. |
DF |
46 |
70 |
Capacitar os servidores nos procedimentos e atualizações sistêmicas no desenvolvimento do processo de folha de pagamento. |
Técnicos e Analistas Administrativos DIPLAN e SUPES. |
TODOS. |
61 |
71 |
Capacitar servidores para organização de cerimonial e eventos. |
Servidores da DIPLAN e, SUPES RJ e PI. |
RJ, PI |
15 |
72 |
Capacitar sobre os procedimentos de gestão patrimonial. Depreciação de bens móveis e/ou imóveis. |
Técnicos e Analistas Administrativos DIPLAN e SUPES. |
TODOS. |
70 |
73 |
Atualizar os procedimentos relativos às atividades de orçamento e finanças, contabilidade e cobrança administrativa. |
Técnicos e Analistas Administrativos DIPLAN e SUPES. |
TODOS. |
94 |
74 |
Qualificar a gestão para atendimento ao usuário e relacionamento com o público externo. |
Servidores da equipe de apoio à Gestão Documental e Gestão de Pessoas. DIPLAN, SUPES PE, BA, ES, PI. |
PE, BA, ES, PI |
20 |
75 |
Fortalecer a compreensão dos normativos éticos que regem a conduta do Servidor Público. |
Agentes Públicos Presidência (Sede) e Superintendências Estaduais, inclusive BA e PI. |
TODOS |
627 |
76 |
Aprimorar a avaliação e apuração da gestão ética no contexto do serviço público. |
Membros da Comissão de Ética do Ibama e pontos focais da ética nas superintendências. |
DF |
35 |
77 |
Instruir os integrantes da Comissão de Ética em procedimentos e ritos de apuração ética. |
Servidores designados para integrar a comissão de ética, Presidência (Sede). |
DF |
10 |
78 |
Desenvolver competências técnicas para análise em Prevenção e Resolução de Conflito de Interesses. |
Analistas e Técnicos Administrativos e Ambientais das SUPES, Membros da Comissão de Ética Presidência e COREM/DIQUA. |
TODOS |
250 |
79 |
Capacitação sobre Pregão Eletrônico. |
Servidores da DIPLAN e DIAFI da SUPES RJ, BA, ES, PI |
RJ, BA, ES, PI |
25 |
80 |
Apresentar soluções alinhadas ao cumprimento de metas e ao alcance dos objetivos estratégicos da organização. |
Servidores que atuam na AUDIT e SUPES TO. |
DF, TO |
7 |
81 |
Reconhecer a repercussão de suas ações para o êxito ou alcance dos objetivos estabelecidos pelo grupo. |
Servidores que atuam na realização de auditorias no Ibama e servidores que atuam no Gabinete da Auditoria Interna. |
DF |
6 |
82 |
Desempenhar as atividades com qualidade e alinhadas ao cumprimento de metas e objetivos da organização. |
Servidores que atuam na AUDIT e SUPES PI. |
DF, PI |
11 |
83 |
Aprimorar da integração entre Ibama e órgãos estaduais e municipais de meio ambiente. |
Servidores da DIQUA e SUPES. |
DF |
1000 |
84 |
Capacitar os servidores para melhor enquadramento das atividades no CTF/APP. |
Servidores da administração pública ambiental e sociedade em geral, DIQUA. |
TODOS |
1030 |
85 |
Dominar o uso da ferramenta MS Project. |
Assistentes, Assessores, Coordenadores, Gerentes de Projeto, Presidência/CGAE. |
DF |
47 |
86 |
Capacitar servidores nas áreas de administração e gestão pública voltadas à melhoria dos procedimentos e atendimento às demandas. |
DIPLAN e SUPES PR, BA, ES, PI. |
PR, BA, ES, PI |
31 |
87 |
Desenvolver e aprimorar habilidade básica de segurança de plataforma - CBSP (salvatagem) e escape de aeronaves submersas. |
Servidores na CGEMA/DIPRO e NUPAEM da SUPES. |
TODOS. |
56 |
88 |
Capacitar sobre gestão de riscos, planejamento estratégico e captação de recursos. |
Técnicos e Analistas Administrativos DIPLAN e SUPES. |
TODOS. |
53 |
89 |
Operar aeronaves (desde a gestão a aplicação de conhecimentos diretos) com necessária proficiência a fim de atender requisitos mínimos de segurança. |
Servidores que executam tarefas finalísticas nas operações aéreas. COAER/DIPRO. |
DF, CE |
11 |
90 |
Aprimorar o conhecimento sobre métodos de análise de riscos e gestão de emergências ambientais. |
Servidores na CGEMA/DIPRO e NUPAEM da SUPES. |
TODOS. |
152 |
91 |
Avaliar os aspectos econômicos relacionados ao meio ambiente. |
Analistas e técnicos ambientais e administrativos DIQUA e SUPES CE e PR. |
DF, CE, PR |
50 |
92 |
Valorar danos ambientais, algo que tem sido cada vez mais solicitado pelo Ministério Público Federal. |
Agentes e Analistas que atuam com licenciamento ambiental e controle de atividades potencialmente poluidoras. SUPES SP e ES. |
SP, ES |
10 |
93 |
Aplicar técnicas e uso de ferramentas de geotecnologias, que viabilizam a análise e monitoramento geoespacial das informações. |
Analistas que atuam no CENIMA, sensoriamento remoto e, análise e interpretação de dados. |
DF |
15 |
94 |
Aplicar técnicas e uso de ferramentas de geotecnologias para análise e monitoramento geoespacial das informações ambientais. |
Analistas Ambientais que atuam no CENIMA/COAPI. |
DF |
10 |
95 |
Dar continuidade no portal de gestão da biblioteca digital e física do Ibama. |
Analista Ambiental lotados no CENIMA. |
DF |
2 |
96 |
Colaborar com ideias e soluções para melhorar a comunicação interna e externa utilizando novas ferramentas de comunicação e novas mídias. |
Servidores da DIQUA e NQA da SUPES SP. |
SP |
2 |
97 |
Analisar mapas georreferenciados e dados geo. |
Servidores que trabalham com análise que incluem mapas georreferenciados e dados geo. SUPES MS. |
MS |
10 |
98 |
Atuar na gestão de conflitos ambientais relacionadas ao uso dos recursos naturais e ocupação territorial. |
Servidores que atuam na Educação Ambiental e/ou nas ações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo - MIF, SUPES PR. |
PR |
3 |
99 |
Atender às comunidades indígenas e tradicionais em sistemas Agroflorestais biodiversos-sintrópicos, capacitação sobre os temas relacionados. |
Servidores que atuam na DITEC da SUPES MS e PR. |
MS, PR |
11 |
100 |
Desenvolver aptidões para analisar imagens ambientais específicas usando o QGIS. |
Analista Ambientais do CENIMA que trabalham com monitoramento e SUPES |
DF , MS , RJ, ES |
48 |
101 |
Habilitar servidores a realizar mapeamento com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, Drones. Observar ND n. 19. |
Servidores habilitados em pilotagem remota, conhecimento de básico e intermediário em geoprocessamento, mapeamento, DIPRO e SUPES RJ, MT e ES. |
DF , RJ, ES |
70 |
102 |
Aprimorar capacidade de análise de dados ambientais de monitoramento (meio biótico e físico - ecotoxicologia, dragagem, pesca). |
Analistas ambientais do licenciamento ambiental federal, SUPES SP e PR. |
SP, PR |
5 |
103 |
Capacitar os servidores em Gestão de projetos de Educação Ambiental, com treinamento contínuo para os servidores. |
Analistas Ambientais lotados no CENIMA/COGIA. |
DF |
5 |
104 |
Aplicar conceitos sobre planejamento, gestão e elaboração dos projetos educacionais de Educação Ambiental em atividades do PANGEA. |
Analistas Ambientais e Técnicos CENIMA/COGIA. |
DF |
5 |
105 |
capacitar para enfrentar as mudanças na legislação e gestão - Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos no setor público. |
Servidores que atuam na chefia de Gestão de Pessoas. DIPLAN/CGGP, SUPES PE, ES, PI |
PE, ES, PI |
7 |
106 |
Capacitar mediadores e intérpretes de Libras. |
Servidores da Sede e Estados, DIPLAN e SUPES |
TODOS. |
120 |
107 |
Capacitar sobre como implementar Trilhas de Aprendizagem e procedimentos operacionais padrão -POPs. |
Técnicos e Analistas Administrativos e Ambientais e, colaboradores, Superintendências e Sede. DIPLAN. |
TODOS. |
152 |
108 |
Capacitar sobre metodologia de ensino e nos procedimentos pedagógicos. |
Servidores e colaboradores, DIPLAN e SUPES. |
TODOS. |
52 |
109 |
Executar ações de educação ambiental junto às áreas de atuação do Prevfogo. |
Servidores que atuam na temática do manejo integrado do fogo e brigadistas de prevenção e combate aos incêndios florestais. DIPRO, PrevFogo. |
DF |
60 |
110 |
Aprimorar a elaboração de cursos de capacitação para o público interno (servidores) e externo (sociedade). |
Analistas ambientais, analistas administrativos, técnicos administrativos, técnicos ambientais, DIQUA. |
DF, PI |
25 |
111 |
Utilizar técnicas e estratégias para o desenvolvimento de planos, projetos e ações educacionais a serem implementadas na unidade. |
Servidores público efetivos e temporários que atuam na área de formação educacional e treinamentos, DIPRO. |
DF |
10 |
112 |
Conhecer o regimento interno da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional. |
Servidor da carreira ambiental, PRESIDÊNCIA. |
DF |
20 |
113 |
aprimorar competências técnicas para atividades executadas na Instituição com foco no Planejamento organizacional. |
Agente Ambiental Federal e membro da Equipe Nacional de Instrução, ENIN, CEPSA, SUPES SP, UT Viracopos. |
SP |
12 |
114 |
Capacitar em geologia costeira. |
Servidores que atuam no LAF, SUPES RS |
RS |
3 |
115 |
Desenvolver melhor técnica em Redação Oficial, com enfoque em pareceres técnicos. |
Técnicos e Analistas, DIPLAN e SUPES. |
TODOS. |
140 |
116 |
Desenvolver ou aprimorar habilidades de comunicação em língua estrangeira para melhorar a comunicação e intercâmbio técnico-científico. |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO, NUPAEM, SUPES. |
DF, PR, RJ, RN, ES. |
117 |
117 |
Elaborar textos e documentos oficiais de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. |
Servidores que tratam pedidos de acesso à informação. SUPES ES, OUVIDORIA e PRESIDÊNCIA. |
DF, ES |
40 |
118 |
Realizar gestão da informação e do conhecimento. |
Servidores que atuam no tratamento de manifestações e pedido de acesso à informação, OUVID e PRESIDÊNCIA. |
DF |
16 |
119 |
Adquirir competência de comunicação/escrita/leitura em idioma estrangeiro. |
Servidores que atuam PRESIDÊNCIA, ASCOM, SUPES SP. |
DF , SP |
20 |
120 |
Apropriar de conhecimentos sobre a forma como outros países atuam na proteção da fauna silvestre. |
Servidores dos Cetas, SUPES, SUPES SP e DBFLO. |
DF , SP |
61 |
121 |
Adquirir conhecimentos avançados de gestão ambiental da biodiversidade aquática. Padronizar procedimentos sobre biossegurança em piscicultura. |
Servidores da DBFLO, (Cobio/Comex/Cofap), SUPES, CETAS, DITEC e parceiros (instrumentos de cooperação). |
DF , SP |
81 |
122 |
Treinar no Protocolo Nacional em monitoria de praias - manejo quelônios (eclosão de ninhos, translocação de ninhos, monitoramento e Educação Ambiental. |
Servidores da DBFLO, SUPES e UTs com ações do PQA, comunidades tradicionais, monitores de praia. |
DF |
120 |
123 |
Conhecer e aplicar boas práticas manejo de javali. |
Servidores da DBFLO, CETAS e NUBIOs, SUPES SP. |
DF , SP |
61 |
124 |
Treinar os servidores, especialmente dos Cetas, para o uso das técnicas de marcação de animais silvestres; padronização dos procedimentos. |
Servidores da DBFLO, (Cobio/Cofap), CETAS, SUPES, (Ditecs) e parceiros (instrumentos de cooperação). |
DF , SP |
81 |
125 |
Melhor compreensão das atribuições e competências do Ibama frente à legislação e normativas afetas à pesca e organismos aquáticos. |
Servidores que atuam na DBFLO, COBIO, SUPES, UTs e PFE. |
TODOS |
86 |
126 |
Treinar os servidores para a identificação, o monitoramento, o controle de espécies exóticas. |
Servidores da DBFLO, Supes, SUSPES SP, parceiros, setor pesqueiro, entidades que tratam de espécies invasoras, universidades, ONGs, prefeituras, colônias de pesca. |
TODOS |
61 |
127 |
Implementar de "selos ambientais" que indiquem certificação ambiental - exemplo: cultivos de espécies, garantias de uso sustentável das espécies. |
Servidores da DBFLO e SUPES. |
TODOS |
60 |
128 |
Treinar em análise de planos de recuperação de espécies em ambientes naturais. |
Servidores da DBFLO, Supes (NUBIOs e UTs). |
TODOS |
60 |
129 |
Disseminar conhecimentos sobre técnicas de monitoramento e registro das informações, levantamento de informações sobre soltura de animais silvestres. |
Servidores da DBFLO, SUPES e CETAS. |
TODOS |
65 |
130 |
Capacitar os servidores sobre o novo regime previdenciário. |
Técnicos e Analistas Administrativos, DIPLAN. |
TODOS |
119 |
131 |
Desenvolver as habilidades para gestão de recursos humanos, melhoria das relações interpessoais no trabalho em equipe, Gestão Pública e Inovação. |
Técnicos e Analistas Administrativos, DIPLAN. |
TODOS |
45 |
132 |
Conhecer e saber aplicar métodos e técnicas de melhoria continua da qualidade e produtividade das equipes técnicas. |
Analistas e Técnicos da DIQUA e SUPES PR. |
DF, PR |
23 |
133 |
Implementar técnicas de comunicação, gestão de conflitos, inteligência emocional e liderança em equipes multidisciplinares. |
Técnicos e Analistas DIPLAN. |
TODOS |
148 |
134 |
Conhecer sobre conceitos e técnicas de relação interpessoal, mediante comunicação não violenta, frente à gestão de equipes e público externo. |
Analistas e Técnicos DIQUA, SUPES PI, PR. |
DF, PI, PR |
104 |
135 |
Desenvolver habilidades necessária para resolução de problemas, melhoria das relações interpessoais trabalho em equipe. |
Servidores que atuam na DILICI, SUPES, NLA's, |
TODOS |
60 |
136 |
Promover curso sobre Saúde e Qualidade de Vida No Trabalho. |
Servidores e colaboradores, DIPLAN. |
TODOS |
36 |
137 |
Realizar procedimentos corretos e seguros quanto à função de operador aerotático em helicóptero. |
Servidores e colaboradores DIPRO. |
DF |
100 |
138 |
Desenvolver ou aprimorar competência para liderança, gestão organizacional e de pessoas. |
Coordenadores, chefes e substitutos DIPRO, CGEMA e NUPAEM. |
TODOS. |
36 |
139 |
Fortalecer a segurança pessoal de servidores que realizam atividades de campo e se expõem a diversas situações de risco. |
Servidores que desenvolvem atividades de campo, inteligência e investigação, SUPES SC e PI. |
SC, PI |
45 |
140 |
Executar corretamente a ferramenta do Sistema de Comando de Incidentes - SCI, garantindo a integração de esforços e resposta em grandes situações. |
Agentes públicos que atuam nas temáticas de incêndios florestais, emergências ambientais e fiscalização ambiental. DIPRO. |
DF |
60 |
141 |
Capacitar sobre Gestão de Prioridades e Gestão do Tempo. |
Servidores da SUPES RJ e RN |
RJ, RN. |
74 |
142 |
Incorporada na ação 107 (trilhas de aprendizagem). |
== |
== |
== |
143 |
Ampliar do conhecimento sobre a utilização de Cartão Corporativo. |
Servidores das SUPES RJ e ES. |
RJ, ES |
23 |
144 |
Adquirir melhor técnica na elaboração e julgamento de planilhas de custo e formação de preços (Licitações e Contratos). |
Servidores lotados na ELIC da SUPES RN, RR, BA, ES e DIPLAN/CCONTRAT que atuam na instrução processual, aquisição de bens e contratações, aditamentos e apostilamentos. |
TODOS |
30 |
145 |
Instruir sobre a gestão e a fiscalização de contratos administrativos - fiscalizar os contratos sob gestão do setor. |
Técnicos e Analistas Administrativos e Ambientais, e colaboradores, DIPLAN. |
TODOS. |
201 |
146 |
Capacitar os servidores sobre Pregão Eletrônico. |
Analistas e Técnicos Administrativos DIPLAN, DIAFI PA, RJ e BA. |
TODOS |
40 |
147 |
Utilizar de planilhas no controle da fiscalização de contratos e, controle das informações trabalhistas de terceirização. |
Servidores da DIPLAN, DIAFI, ELIC, SUPES PA, SP, ES que trabalham com licitação e gestão de contratos. |
TODOS |
50 |
148 |
Avaliar a regularidade ambiental em compras públicas. |
Servidores dos poderes judiciário, legislativo e executivo envolvidos em compras públicas, DIPLAN, SUPES PI, BA, ES. |
TODOS |
306 |
149 |
Definir os níveis de acesso (Sigiloso ou Restrito) nos documentos do SEI. |
Servidores que elaboram e fazem a triagem de documentos no SEI, SUPES AM e DIPLAN. |
AM , DF |
16 |
150 |
Utilizar as regras de tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação. |
Atuam no tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação, OUVID e SUPES CE, ES. |
DF, CE, ES |
9 |
151 |
Aprimorar conhecimentos sobre a Avaliação de Impacto Regulatório (AIR) e Avaliação de Resultado Regulatório (ARR). |
Analista Ambiental, Analista Administrativo, Técnico Ambiental e Técnico Administrativo. |
DF |
71 |
152 |
Aprimorar conhecimentos sobre legislação e normas inerentes às atividades do serviço público, com ênfase em Direito Administrativo e LAI. |
Analistas e Técnicos DIQUA e SUPES MS e TO. |
DF , MS , TO |
106 |
153 |
Aperfeiçoar o conhecimento sobre teoria e direito regulatório e, técnicas de auditoria ambiental. |
Analistas Ambientais que atuam no licenciamento, DILIC e NLAs. |
TODOS |
125 |
154 |
Elaborar de atos normativos. Técnicas de Redação. |
Técnicos e Analistas Ambientais e Administrativos, DIQUA. |
DF |
96 |
155 |
Fiscalizar, licitações e contrato, controle de logística. |
Técnicos e Analistas DIPRO, SUPES BA e ES. |
DF, BA, ES |
24 |
156 |
Aprimorar a compreensão sobre o processo de Avaliação de Impacto Ambiental e adesão às boas práticas. |
Servidores da DILICs e NLAs. |
TODOS |
169 |
157 |
Formar novos Agentes de Fiscalização Ambiental. |
Técnicos e Analistas Ambientais que atuam na Fiscalização, DIPRO e SUPES. |
TODOS |
589 |
158 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais para atividades de armamento e tiro (conhecimentos básicos e intermediários). |
Agentes Ambientais Federais, DIPRO e SUPES. |
TODOS |
200 |
159 |
Identificar métodos para identificação, avaliação e monitoramento de impactos ambientais relacionados aos meios físico, biótico e socioeconômico. |
Servidores da DILIC e NLAs. |
TODOS |
95 |
160 |
Aperfeiçoar o conhecimento sobre procedimentos construtivos e operacionais das atividades e tipologias do licenciamento ambiental. |
Analistas e Técnicos da DILIC, SUPES (NLAs) e DIQUA. |
TODOS |
114 |
161 |
Aprimorar procedimentos para execução de vistorias e o acompanhamento de licenças ambientais. |
Servidores que atuam na DILIC e SUPES (NLAs). |
TODOS |
90 |
162 |
Aprimorar conhecimento sobre métodos de análise de risco e emergências ambientais. |
Servidores de atuam na DILIC, SUPES (NLAs). |
TODOS |
61 |
163 |
Habilitar Instrutores de Armamento e Tiro. |
Agentes Ambientais Federais, DIPRO, SUPES SC. |
DF , SC |
52 |
164 |
Incorporada na Ação 158 (armamento e tiro). |
== |
== |
|
165 |
Aprimorar competências técnicas e instrumentais ao melhor desempenho das atividades especializadas de Fiscalização Ambiental. |
Agentes Ambientais Federais portaria dos no Grupo Especializado de Fiscalização - GEF, DIPRO. |
DF |
10 |
166 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais necessárias às atividades dos servidores na fiscalização ambiental de agrotóxicos. |
Agentes Ambientais Federais, DIPRO. |
DF |
50 |
167 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais necessárias às atividades executadas na fiscalização de fauna. |
Agentes Ambientais Federais, DIPRO. |
DF , MT
|
98 |
168 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais e uniformização de procedimentos necessários ao melhor desempenho das atividades pesqueiras. |
Agentes Ambientais Federais, DIPRO. |
DF |
50 |
169 |
Aprimorar competências técnicas necessárias às atividades executadas pelos servidores que atuam na fiscalização do licenciamento ambiental. |
Agente Ambiental Federal, DIPRO. |
DF , SC |
56 |
170 |
Aprimorar conhecimentos relacionados à fiscalização de atividades de comércio exterior da biodiversidade e de produtos perigosos. |
Agente Ambiental Federal, DIPRO |
DF |
50 |
171 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais para a aplicação da Lei n.º 13.123/2015 no âmbito das atividades de fiscalização ambiental. |
Servidores, Agentes ambientais e parceiros (MPF, PF, FUNAI) que atuam na instrução e julgamento de autos de infração, DIPRO. |
DF |
50 |
172 |
Desenvolver competências necessárias às atividades de fiscalização ambiental no uso de instrumentos de menor potencial ofensivo. |
Servidores e Agentes Ambiental, DIPRO |
DF |
50 |
173 |
Adquiri conhecimentos e competências em relação aos procedimentos legais, técnicos e administrativos sobre gestão das brigadas de prevenção e combate ao fogo. |
Servidores temporários (brigadistas de prevenção e combate). DIPRO. |
DF, RJ, PR |
213 |
174 |
Organizar e disponibilizar informações ambientais de maneira simples ao cidadão, utilizando-se de infográficos ou painéis. |
Analistas e Técnicos COREM/DIQUA. |
DF |
29 |
175 |
Conhecer e saber aplicar métodos e técnicas para a gestão de dados e do conhecimento das áreas de atuação da DIQUA. |
Analistas e Técnicos da DIQUA. |
DF |
46 |
176 |
Compreender o processo de prestação de contas de projetos destinados à melhoria da qualidade do ambiente, relativos à conversão de multas ambientais. |
Servidores da SUPES SC (EAF). |
SC |
15 |
177 |
Aprimorar de conhecimentos sobre monitoramento e avaliação das ações governamentais. |
Analistas e Técnicos DIQUA. |
DF |
20 |
178 |
Capacitar os servidores para a realizar a avaliação do impacto das decisões judiciais sobre o CTF/APP. |
Servidores dos poderes judiciário e executivo, DIQUA e SUPES RJ. |
DF , RJ |
180 |
179 |
Atuar de acordo com as normas de Transparência Ativa e Passiva. |
Servidores que atuam no tratamento de manifestações e pedidos de acesso à informação, OUVID e PRESIDÊNCIA. |
DF |
20 |
180 |
Incorporada na Ação 182 (mapeamento e gestão de processos). |
== |
== |
== |
181 |
Capacitar sobre Escritório de Projetos. |
Servidores e colaboradores, DIPLAN |
TODOS |
56 |
182 |
Capacitar para o trabalho em Mapeamento e Gestão de Processos. |
Servidores e Colaboradores da Gestão organizacional, SUPES, Presidência/CGAE, DIPLAN e DIQUA. |
TODOS |
165 |
183 |
Gerenciar, classificar, gerir e organizar demandas administrativas e andamentos processuais. |
Servidores da SUPES MT e BA. |
MT, BA |
21 |
184 |
Analisar projetos de infraestrutura relacionados às políticas públicas de desenvolvimento e meio ambiente. |
Servidor da carreira de Analista de Infraestrutura que atua no NLA/PE e DIQUA (Sede). |
PE, DF.
|
21 |
185 |
Conhecer e saber aplicar métodos e técnicas de gerenciamento de projetos. |
Assistentes, Assessores, Coordenadores, Gerentes de Projeto. DIQUA. |
TODOS |
70 |
186 |
Atuar no tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação com foco na cidadania. |
Servidores que realizam o tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação, OUVID. |
DF |
3 |
187 |
Necessidade excluída |
= |
31 |
|
188 |
Ampliar do conhecimento sobre a utilização e liquidação correta da Conta Vinculada de pagamento. |
Servidores da SUPES DIAFI RJ e ES. |
RJ, ES |
12 |
189 |
Compreender os principais conceitos normativos sobre a execução financeira; retenção de impostos pela Administração Pública. SIAFI. |
Técnicos e Analistas Administrativos, DIPLAN. |
TODOS |
74 |
190 |
Conhecer no que tange à Educomunicação- Comunicação no contexto de ensino e aprendizagem e a educação para as mídias. |
Servidores que atuam na Educação Ambiental, nas ações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo - MIF e/ou na Comunicação Social e Institucional, SUPES PR. |
PR |
2 |
191 |
Desenvolver competências para a aplicação da Lei n.º 13.123/2015 nas atividades de fiscalização ambiental envolvendo patrimônio genético nacional. |
Servidores da SUPES AM e AC |
AM, AC |
20 |
192 |
Aprimorar a segurança da informação visando a proteção em todo o ciclo de dados para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade. |
Servidores que atuem na CGTI/DIPLAN, SUPES PE. |
PE, DF |
10 |
193 |
Dominar as ferrramentas do pacote Microsoft Office 365 (recursos avançados do Excel, Teams e demais recursos). |
Técnicos e Analistas, DIPLAN e SUPES MS, PE, RJ, RR, TO e ES. |
MS , PE , RJ , RR , TO, ES |
74 |
194 |
Aprimorar o conhecimento em Infraestrutura de Redes para promover a reciclagem sobre infraestrutura de rede local com e sem fio. |
Servidores que atuem na equipe de apoio à Tecnologia da Informação, SUPES PE. |
PE |
2 |
195 |
Aprimorar conhecimento e desenvolver habilidade na ferramenta Business Intelligence (BI) e Processamento de Dados na produção de conhecimento e geração de relatórios gerenciais. |
Analistas e Técnicos Ambientais e Administrativos da DIPLAN, CGTI, COFLO, COUSF, COMEX, DOF, PFE, DIQUA, DBFLO, SUPES, NUBIOs, (Sistemas SisPass, SisFauna e Bem-te-vi). |
TODOS |
527 |
196 |
Ter noções de Economia Ambiental / Economia Ecológica. |
Analistas e técnicos ambientais, PRESIDÊNCIA/CGAE. |
DF |
80 |
197 |
Desenvolver Análise de dados (Mineração de dados/Data mining). |
Analistas e técnicos ambientais, DIQUA. |
DF |
70 |
198 |
Desenvolver a Gestão de Documentos Públicos buscando o gerenciamento eficaz da documentação, desde o seu recebimento até seu arquivamento final. |
Servidores que atuam na Gestão Documental, Gestão de Pessoas e gestão de Material e Patrimônio, SUPES PE, ES. |
PE, ES |
10 |
199 |
Realizar gestão e segurança da Informação Digital quanto ao acesso, guarda, transmissão e desfazimento de dados digitais. |
Servidores que atuam com informações e dados sensíveis e/ou pessoais, DIPLAN/CGTI, SUPES RN, RR, DF. |
RN , RR, DF |
25 |
200 |
Aprimorar do uso de dados em planilhas eletrônicas para otimização do atendimento relacionado às emergências ambientais. |
Servidores da SUPES RJ. |
RJ |
30 |
201 |
Propiciar uma comunicação efetiva que propicie uma dinâmica produtiva das interações internas e externas. |
Servidores do Gabinete da Auditoria Interna, AUDIT. |
DF , SP |
15 |
202 |
Implantar gestão do conhecimento e geração de capital intelectual. |
Técnicos e Analistas Ambientais e Administrativos e, Membros do NUFIS, DIQUA. |
RR , RS, DF |
44 |
203 |
Aprimorar conhecimentos na área de Direito Ambiental, Crimes Contra a Natureza, Constituição Federal e outras normas correlatas. |
Servidores que atuam nas áreas de Educação Ambiental, atendimento ao público, fiscalização, qualidade ambiental, SUPES DITEC SP e RN. |
SP, RN. |
11 |
204 |
Empregar técnicas operacionais de inteligência. |
Agentes de inteligência do Ibama. |
DF , MT |
24 |
205 |
Empregar os fundamentos doutrinários da Atividade de Inteligência com proficiência, nas atividades relacionadas à proteção ambiental. |
Servidores do Ibama e outras instituições envolvidas com o controle de atividades lesivas ao meio ambiente, DIPRO e SUPES SP. |
DF , SP |
81 |
206 |
Utilizar o ambiente cibernético no combate às infrações ambientais. |
Agentes de inteligência e Agentes ambientais federais, DIPRO, SUPES MT e CE. |
DF , MT, CE |
48 |
207 |
Utilizar o Sistema de Produção e Análise de Inteligência. |
Agentes de Inteligência, DIPRO. |
DF |
40 |
208 |
Incorporada na Ação 195 (Business Intelligence BI). |
== |
== |
== |
209 |
Utilizar ferramenta de pesquisa em fontes abertas na produção de conhecimento de inteligência ambiental. |
Agentes de Inteligência, DIPRO. |
DF |
40 |
210 |
Apurar fraudes nos sistemas de controle florestal. |
Agentes de inteligência e Agentes Ambientais Federais, DIPRO, SUPES MT e ES. |
DF , MT, ES |
70 |
211 |
Planejar, executar, monitorar e avaliar políticas públicas ambientais, a partir do intercâmbio científico e a partilha de informações. |
Servidores que atuam na Educação Ambiental e/ou nas ações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo - MIF, SUPES PR. |
PR. |
2 |
212 |
Apresentar soluções, ideias para as revisões normativas ligados à Diqua conforme definido no PlanaQuali 2022-2023. |
Analistas ambientais da DIQUA e SUPES NQA SP com interesse nas áreas temáticas de Qualidade Ambiental. |
SP |
2 |
213 |
Entender o contexto finalístico do Ibama para o tratamento de manifestações e pedidos de acesso à informação. |
Servidores que atuam na OUVIDORIA. |
DF |
4 |
214 |
Conhecer melhora área de Educação Ambiental, gestão de conflitos, políticas públicas, controle social, gestão pública, participação, governança. |
Analistas e Técnicos da área de Educação Ambiental, PRESIDÊNCIA, SUPES SP, RN, ES. |
SP, RN, ES. |
80 |
215 |
Habilitar para atuar na área de Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Conservação em Zona Costeira e Marinha. |
Analistas Ambientais e Técnicos Ambientais das Equipes de EA dos Estados e do CIPEA Sede, SUPES SP. |
SP |
3 |
216 |
Aprender POWERBI. |
Analistas ambientais na DILIC, Presidência/CGAE e SUPES SP. |
DF, SP |
10 |
217 |
Aprimorar conhecimentos no uso do CASV para mata atlântica: Necessitam dominar o uso da ferramenta. |
Servidores da DBFLO, integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM, SUPES RJ e ES. |
DF, RJ, ES |
186 |
218 |
Operar sistemas corporativos relacionados ao Licenciamento Ambiental: SISGLAF, SINAFLOR e outros. |
Servidores de atuam na DILIC e SUPPES NLAs. |
TODOS |
60 |
219 |
Nivelar competências intermediárias em geoprocessamento. Compreender o uso do geoprocessamento nos cenários de recuperação ambiental. |
Servidores na DBFLO, integrantes do CERAM, SUPES CE, ES e PR. |
DF, SP, CE, ES, PR |
175 |
220 |
Capacitar para atuar como integrantes ou requisitantes na contratação de serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs. |
Analistas e Técnicos lotados no CENIMA. |
DF |
10 |
221 |
Capacitar em procedimentos administrativos- Introdução aos uso dos sistema informatizados de anuências do SISCOMEX; SISCITES e Plataforma PAU Brasil. |
Servidores que atuam na DBFLO, SISCOMEX; SISCITES e Plataforma PAU Brasil. |
DF |
180 |
222 |
Utilizar novas tecnologias para soluções de informações e dados geoespaciais. Analisar imagens ambientais específicas usando o Google Earth Engine. |
Analistas Ambientais lotados no CENIMA. |
DF , SP |
12 |
223 |
Atualizar no uso de linguagem de programação para geração de scripts e rotinas específicas relacionadas ao SOFTWARE Phyton. |
Analistas Ambientais lotados no CENIMA. |
DF , SP |
12 |
224 |
Atualizar dos servidores para atuarem junto às demandas relacionadas à temática de Tecnologia da Informação. |
Analistas Ambiental lotados no CENIMA. |
DF |
10 |
225 |
Capacitar para utilização do SINAFLOR e DOF pelos órgãos ambientais, bem como pelos usuários externos. |
Servidores públicos federais, estaduais e municipais, empreendedores e responsáveis técnicos, DBFLO. |
DF , RJ, ES |
1534 |
226 |
Melhorar entendimento divergente de competências em relação a anuência prévia para ASV e o próprio licenciamento; análise normativa; impactos sobre a flora. |
Servidores na DBFLO, dos OEMA's e SUPES. |
DF |
40 |
227 |
Ampliar os conhecimentos de análise e Ciência de Dados estruturados e espaciais. |
Analistas e Técnicos Administrativos e Ambientais CENIMA e DIPLAN/CGTI. |
DF |
20 |
228 |
Incorporada na Ação 195 (Business Intelligence BI). |
== |
== |
== |
229 |
Conhecer minimamente para verificação, interpretação e manipulação de dados de geoprocessamento em procedimentos e sistemas da flora. |
Servidores que trabalham com análise que incluem mapas georrefenciados e dados geo, DBFLO e SUPES ES. |
DF, ES |
94 |
230 |
Incorporada na Ação 195 (Business Intelligence BI). |
== |
== |
== |
231 |
Utilizar planilhas para produção de gráficos e tabelas para análise de dados. |
Servidores da DITEC PB. |
PB |
4 |
232 |
Desenvolver ou aprimorar a habilidade de análise de dados com a utilização de softwares específicos. |
Servidores que atuam na CGEMA/DIPRO. |
DF |
20 |
233 |
Identificar de espécies arbóreas da vegetação nos diferentes estágios sucessionais na Floresta Ombrófila Densa, Mista e Estacional Deducional. |
Analistas ambientais que atuam em vistorias de desmatamento e recuperação de áreas degradadas, SUPES SC e ES. |
SC, ES |
51 |
234 |
Desenvolver de competências básicas em nutrição de animais silvestres. |
Servidores da DITEC da SUPES RJ. |
RJ |
15 |
235 |
Analisar de Estudos Ambientais nos tópicos sobre ecologia da paisagem e geoprocessamento. |
Analistas Ambientais lotados no licenciamento ambiental, SUPES SP. |
SP |
1 |
236 |
Conhecer estratégias de integração de dados ambientais (análise ecológica integrada, ferramentas estatísticas,weight of evidences, e matrizes decisórias). |
Analistas ambientais do licenciamento ambiental federal SUPES SP. |
SP |
1 |
237 |
Analisar impactos sobre espécies ameaçadas, anuência em Mata Atlântica, temas de Fauna e, condução adequadas de processos para tomada de decisão. |
Servidores da DILIC, SUPES SP e PR, estudos de fauna em Processos de Anuência à Supressão de Vegetação de Mata Atlântica e Licenciamento Ambiental. |
SP, PR |
17 |
238 |
Analisar estudos de fauna, que tenham utilizado metodologias mais recentes, desenvolvidas nos últimos 5 anos que envolvem novas tecnologias. |
Analistas e Técnicos Ambientais que analisam estudos de fauna, no âmbito do licenciamento ambiental quanto em anuências de supressão de mata Atlântica, SUPES SP. |
SP |
20 |
239 |
Conhecer e aplicar elementos de Gestão de projetos de recuperação ambiental. |
Servidores da DBFLO e CERAM, SUPES PE, ES, PI. |
DF , PE, ES, PI |
165 |
240 |
Compreender a restauração ecológica como parte da recuperação ambiental, conceitos e métodos. |
Servidores da DBFLO e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM, SUPES PI. |
DF, PI |
157 |
241 |
Conhecer e saber aplicar as normas de valoração ambiental, procedimentos em nível básico e estudos de caso. |
Servidores da DBFLO e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM, SUPES MT, ES e PI. |
DF , MT, ES, PI |
191 |
242 |
Conhecer em tecnologias de recuperação ambiental, processos de recuperação e remediação de ambientes. |
Servidores da DBFLO e integrantes CERAM, SUPES RJ, TO, ES e PI. |
DF , RJ , TO, ES, PI |
196 |
243 |
Conhecer e reconhecer os Indicadores ambientais no acompanhamento da recuperação ambiental. |
Servidores da DBFLO e integrantes do CERAM, SUPES RR,SP e ES. |
DF , RR , SP, ES |
177 |
244 |
Aprimorar conhecimentos em conversão de multas, procedimentos em nível básico e estudos de caso. |
Servidores da DBFLO e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM, SUPES RJ. |
DF , RJ |
182 |
245 |
Aprimorar conhecimentos técnicos em comércio exterior da biodiversidade. Dominar procedimentos em nível básico, intermediário e avançado. |
Servidores que atuam com o tema comércio exterior no Ibama sede e nas unidades estaduais, DBFLO e SUPES RJ. |
DF , RJ |
210 |
246 |
Aprimorar conhecimentos técnicos dos servidores para análise de projetos de recuperação ambiental. |
Servidores que realizam análise e acompanhamento de projetos de recuperação ambiental, DBFLO, SUPES RJ, RS, SC e ES. |
DF , RJ , RS , SC, ES |
196 |
247 |
Conhecer a Teoria e Legislação em dano ambiental; dominando conceitos e condução dos processos. |
Servidores do Ibama, com ênfase nos integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM. |
DF , SP |
154 |
248 |
Conhecer atualizados nas temáticas ecologia e manejo do fogo; conservação de ecossistemas e da biodiversidade; impactos ambientais dos incêndios. |
Agentes públicos que atuam na temática da gestão ambiental e manejo integrado do fogo, DIPRO, SUPES MT. |
DF , MT |
127 |
249 |
Adquirir conhecimento sobre as normas legais e métodos de aplicação de queimas controladas, prescritas e técnicas alternativas. |
Agentes envolvidos com a temática do manejo do fogo e conservação ambiental, DIPRO. |
DF |
60 |
250 |
Capacitar para uso das técnicas de controle/erradicação de espécies da flora exóticas invasoras. |
Servidores que atuam em Programas Ambientais de controle de espécies invasoras, no âmbito do LAF, SUPES RS e SC. |
RS, SC |
4 |
251 |
Capacitar em gerenciamento de áreas contaminadas - GAC. |
Técnicos e Analistas ambientais, DIQUA. |
DF, PR e SP. |
6 |
252 |
Ampliar conhecimento e habilidades das equipes em ferramentas de geoprocessamento. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental DILIC (Sede) e NLAs. |
TODOS |
115 |
253 |
Capacitar na utilização de técnicas para condução de viaturas de emergência, direção defensiva, terrenos perigosos e difícil trafegabilidade, conforme legislação de trânsito. |
Servidores da Sede e Superintendências que dirigem viaturas em atividades de campo, Amazônia Legal, operação de máquinas pesadas, caminhões e veículos 4x4. DIPRO. |
TODOS |
170 |
254 |
Incorporada na ação 253 (condução de viaturas). |
== |
== |
== |
255 |
Incorporada na ação 253 (condução de viaturas). |
== |
== |
== |
256 |
Estudar sobre fontes de recursos hídricos em Terras Indígenas. |
servidor na SUPES MA. |
MA |
1 |
257 |
Estudar sobre sensibilidade ambiental de áreas de mangue para proposição de políticas públicas voltadas para o manejo sustentável desse ecossistema e de projetos de restauração. |
servidor da carreira de Especialista em Meio Ambiente SUPES CE. |
CE |
1 |
258 |
Caracterizar a diversidade genética através de métodos de extração de espécies da flora nativa da Amazônia. |
servidor da carreira de Especialista em Meio Ambiente. |
RR |
1 |
259 |
Desenvolver conhecimentos e habilidades de comunicação social, redação jornalística, mídias sociais, produção audiovisual, design gráfico, editoração eletrônica, assessoria de imprensa. |
Técnicos e Analistas em atividades na ASCOM/PRESID. |
DF |
10 |
260 |
Desenvolver habilidades e estratégia paracomunicação com a imprensa, inclusive em situações de crise, Media Training. |
Técnicos e Analistas Sede e Unidades Descentralizadas. ASCOM/PRESID. |
TODOS |
72 |
261 |
Desenvolver habilidade emfotografia, com aprendizado dos conceitos básicos na produção de fotos e no seu tratamento posterior com uso de softwares. |
Técnicos e Analistas Sede e Unidades Descentralizadas. ASCOM/PRESID. |
TODOS |
72 |
262 |
Desenvolver conhecimentos sobre aspectos jurídicos relacionados apublicidade institucional- direito autoral, direito de imagem, LGPD, e outras normativas afetas à temática. |
Técnicos e Analistas da PRESIDÊNCIA, ASCOM, CGAE, GABIN. |
DF |
20 |
263 |
Aplicar conhecimentos da área deRelações Internacionais sobre cooperação, tratados e convenções para preservação ambiental. |
Analistas Administrativos e Ambientais, Diretorias, Centros, PRESIDÊNCIA/DAI. |
DF |
20 |
264 |
Aplicar conhecimento para atuação nas Câmaras Técnicas do Comitê Interfederativo da barragem de Mariana. |
Servidores da Presidência (DGInter); Diretorias, Centros e Superintendências. |
TODOS |
160 |
265 |
Melhorar nos processos de formulação, monitoramento e avaliação das normatizações da Instituição. |
Analistas e Técnicos Ambientais e Administrativos, COAVI, DIQUA. |
DF |
20 |
266 |
Capacitar e disseminar informações sobre a gestão ambientalmente adequada de substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal. |
Técnicos e Analistas Ambientais, Superintendências, COREM, DIQUA. |
DF |
50 |
267 |
Conhecer os instrumentos adequados para o controle da importação, comercialização, uso, armazenamento e destinação ambientalmente adequada de mercúrio. |
Técnicos e Analistas Ambientais, Superintendências, COREM, DIQUA. |
DF |
200 |
268 |
Aprimorar conhecimento sobre técnicas de contribuição da Cooperação Internacional para preservação ambiental otimizada. |
Analistas Ambientais, DIQUA/Cicam. |
DF |
4 |
269 |
Promover Estudo Genético de Espécie Nativa da Flora Amazônica. |
Analistas Ambientais, SUPES RR. |
RR |
1 |
270 |
Promover a Ambientação para novos servidores |
Técnicos e Analistas Administrativos e Ambientais, DIPLAN/CEDUC. |
DF |
600 |
271 |
Promover ações de desenvolvimento sobre Design de Sistemas, Ciência de dados, Formação para Engenheiros, Analistas e Cientistas de Dados.Business Intelligence. |
Servidores da DIPLAN/CGTI. |
DF |
20 |
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.
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