Portaria 67, de 24 de maio de 2024
Aprova o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de junho de 2024 a maio de 2026, que norteia os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21.
PORTARIA IBAMA Nº 67, DE 24 DE MAIO DE 2024
Aprova o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de junho de 2024 a maio de 2026, que norteia os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (Ibama), no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Decreto nº 11.095, de 13 de junho de 2022, que aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, publicado no Diário Oficial da União do dia subsequente, e pelo Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria nº 92, de 14 de setembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União de 16 de setembro de 2022, e considerando o que consta no processo nº 02001.007679/2024-69, resolve:
Art. 1º Aprovar o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental da Diretoria de Qualidade Ambiental (II PlanaQuali) para o período de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2026, que norteará os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21, conforme estabelecido nos Anexos I, II e III.
Art. 2º Para a execução do II PlanaQuali deverão ser observadas as competências federais, diretrizes, orientações e prioridades do Governo Federal em relação às políticas públicas de meio ambiente.
Art. 3º Na elaboração do PlanaQuali foram observadas diretrizes e metas contidas no Plano Plurianual do Governo Federal (2024-2027) e no Plano Estratégico do Ibama.
Art. 4º A Diretoria de Qualidade Ambiental, na execução do II PlanaQuali, atuará de forma integrada e em articulação com as demais Diretorias, Centros e os Núcleos de Qualidade Ambiental nas Superintendências do Ibama.
Art. 5º A Diretoria de Qualidade Ambiental fará o acompanhamento periódico da execução do II PlanaQuali, com base na metodologia PDCA.
§1º Como resultado do acompanhamento, e após juízo de conveniência e oportunidade pelo (a) titular da Diretoria de Qualidade Ambiental, poderá ser realizado evento de revisão dos Anexos desta Portaria.
§2º Como resultado do acompanhamento, o II PlanaQuali poderá, por ocasião da revisão mencionada no §1º, ter ações acrescidas, redimensionadas, reprogramadas, suspensas ou canceladas, a critério dos dirigentes da Diretoria de Qualidade Ambiental.
Art. 6º As metas definidas no PlanaQuali deverão ser tomadas como referência para a elaboração dos planos de trabalho das unidades da DIQUA e dos NQAs, e deverão ser observadas, no que couber, para fins de avaliação de desempenho individual e institucional, de teletrabalho e de outras avaliações institucionais.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor em 1º de junho de 2024.
RODRIGO AGOSTINHO
ANEXO I
METAS FINALÍSTICAS DA DIQUA/SEDE
|
OBJETIVO ESTRATÉGICO |
OBJETIVO TÁTICO |
META/INDICADOR DE ESFORÇO |
META/INDICADOR DE RESULTADO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
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|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação e exportação de resíduos |
1 Minuta de Instrução Normativa elaborada sobre importação de resíduos plásticos |
100% das importações de resíduos plásticos submetidas ao controle do ibama |
COREM |
||||||||
|
Criação de um grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
COREM |
||||||||||
|
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
1 minuta de Instrução Normativa finalizada e submetida à presidência do Ibama |
Redução de 90% no volume de mercúrio metálico autorizado |
COREM |
|||||||||
|
Aprimorar os processos de Controle de emissões atmosféricas por veículos automotorres |
Implementação da fase L-8 do Proconve |
Redução da emissão de gases de efeito estufa (emitidos por veículos) |
DIREV |
|||||||||
|
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Execução de 50% do Plano de Trabalho para disponibilização do sistema aos órgãos estaduais |
Disponibilização de 1 sistema para adesão pelos órgãos estaduais |
CICAM |
|||||||||
|
Disponibilização do termo de adesão ao SINGAC para todas as UF |
CICAM |
|||||||||||
|
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
CICAM |
||||||||||
|
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de efluentes do RAPP |
- |
COAVI |
|||||||||
|
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de fontes energéticas do RAPP |
Divulgação de dados sobre fontes energéticas à sociedade em geral |
COAVI |
||||||||||
|
30% do projeto da Certidão Ambiental implementado |
- |
COAVI |
||||||||||
|
Proposição de 2 novos ACTs com OEMAs para gestão integrada do CTF/APP |
- |
COAVI |
||||||||||
|
1 Relatório (ou painel) sobre o controle do Ibama por meio do Protocolo de Montreal disponibilizado |
- |
COREM |
||||||||||
|
1 Relatório sobre emissão de poluentes veiculares disponibilizado |
- |
DIREV |
||||||||||
|
1 Boletim de produção e comercialização publicado para agrotóxicos de natureza química |
- |
DIGES |
||||||||||
|
1 painel Business Intelligence (BI) publicado |
- |
CCONP |
||||||||||
|
1 painel Business Intelligence (BI) publicado sobre agrotóxicos de natureza química: demanda e avaliados |
- |
COAVA |
||||||||||
|
Publicar 20 Perfis Ambientais de Agrotóxicos |
- |
DIGES |
||||||||||
|
1 Plano de Implementação do Projeto de Gestão Estratégica de Dados da DIQUA elaborado |
- |
GABINETE/Gproj |
||||||||||
|
CGQUA |
||||||||||||
|
CGASQ |
||||||||||||
|
Elaboração de modelo para ação institucional de comunicação para as SUPES/NQA sobre os temas da Qualidade Ambiental |
Redução nos atendimentos ao público individualizados pelos NQAs |
GABINETE/ASSESSORIA |
||||||||||
|
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
GABINETE/Gproj |
||||||||||
|
Elaboração de levantamento de dados e informações sobre substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
1 Diagnóstico das substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
CCONP |
||||||||||
|
COAVA |
||||||||||||
|
Aprimorar os processos de representação do IBAMA em fóruns internacionais sobre substâncias, produtos e resíduos controlados pela DIQUA, dentre outros |
Elaboração de plano de participação da DIQUA na COP 30 |
Participação de 20 servidores |
GABINETE/ASSESSORIA |
|||||||||
|
CGASQ/DIGES |
||||||||||||
|
CGQUA |
||||||||||||
|
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Elaboração de diagnóstico sobre temas e materiais já existentes na DIQUA para uso na educação ambiental |
- |
CGQUA |
|||||||||
|
CGASQ |
||||||||||||
|
Mapeamento de público alvo e temas prioritários para as ações da DIQUA em campanhas de educação ambiental |
- |
GABIENETE/ASSESSORIA |
||||||||||
|
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
1 Nota Técnica para subsidiar consulta jurídica acerca da obrigatoriedade de registro de produtos preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
CCONP |
|||||||||
|
1 minuta de norma com vistas à revisão da IN Ibama 05/1992 |
CCONP |
|||||||||||
|
Aprimorar os processos de Reanálise Ambiental de Agrotóxicos |
Revisão da IN Ibama nº 17/2009 |
- |
CCONP |
|||||||||
|
1 Comunicado de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
- |
CCONP |
||||||||||
|
1 Parecer Técnico de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
- |
CCONP |
||||||||||
|
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
35% do Projeto piloto para avaliação de ocorrência de uso de agrotóxicos em matrizes ambientais realizado |
- |
CCONP |
|||||||||
|
Gabinete/Gproj |
||||||||||||
|
Avaliação de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos novos |
Aumento do número de novos ingredientes ativos avaliados quanto aos riscos ambientais |
DIARA |
||||||||||
|
Elaboração de padrões de uso de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos |
- |
DIARA |
||||||||||
|
Análise e instrução de 85% dos processos relativos a agrotóxicos de baixa periculosidade |
- |
CCONP |
||||||||||
|
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
- |
COAVA |
||||||||||
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Criação de grupos de trabalho |
- |
CCONP |
||||||||
|
COAVA |
||||||||||||
|
Elaboração de Documento Técnico |
- |
CCONP |
||||||||||
|
COAVA |
||||||||||||
|
Elaboração de minuta de norma para regulamentar a avaliação de risco ambiental de um novo grupo de espécie da fauna. |
1 grupo de espécies da fauna protegido |
CCONP |
||||||||||
|
COAVA |
||||||||||||
|
Revisão da norma vigente de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos - Portaria Ibama nº 84/1996 |
- |
CGASQ |
||||||||||
ANEXO II
METAS GERENCIAIS E DE APOIO DA SEDE
|
Metas/Indicadores de esforço |
U.A. responsável |
|
Disponibilizar um banco de dados no Sharepoint da DIQUA |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
Realizar 1 treinamento dos servidores voltado à participação em eventos internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
Agenda de participação da DIQUA em fóruns internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
Abrir 3 (três) turmas do curso sobre avaliação ambiental de agrotóxicos |
CGASQ |
|
Capacitação de 4 (quatro) servidores na ferramenta Power BI |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
CGASQ |
|
|
CGQUA |
|
|
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
CICAM |
|
COREM |
|
|
COAVA |
|
|
CCONP |
ANEXO III
METAS FINALÍSTICAS DOS NQA/SUPES EM ARTICULAÇÃO COM A DIQUA
|
1. Grupo Especializado sobre Agrotóxicos, seus componentes e afins |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
|
COAVA |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Instrução e análise técnica de 500 processos administrativos de Avaliação de produtos formulados genéricos, clones e idênticos |
MA |
|
CCONP |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Elaborar 1 POP para análise dos relatórios de impureza |
|
|
Análise de 1.000 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes |
|||
| 2. Grupo Especializado em Gestão de áreas contaminadas | |||
| Coordenação Suporte | Frente de atuação | Resultado Estratégico | NQA/UF Responsável |
| CICAM | Redução do passivo de processos de GAC | Instrução e análise técnica de 16 processos de GAC |
RJ |
| Gestão de dados | 1 Diagnóstico Nacional da organização das informações de áreas contaminadas nos Estados e União de acordo com a Resolução Conama nº 420, de 2009. | ||
| Plano de Ação para apoiar os OEMAs quanto a gestão com base na Resolução. Conama nº 420, de 2009. | |||
|
3. Grupo Especializado em Gestão de Dados e Informações da DIQUA |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
|
COREM |
Avaliação da coleta de informações do formulário de resíduos sólidos do RAPP |
Definir setor prioritário, a partir do licenciamento do Ibama |
PI |
|
Elaborar metodologia; |
|||
|
Produzir relatório |
|||
|
COAVI |
Elaboração de diagnóstico piloto sobre fontes energéticas |
Definir setor prioritário; |
|
|
Elaborar metodologia; |
|||
|
Produzir relatório |
|||
|
Ação de divulgação dos resultados |
|||
|
COREM/Gproj |
Diagnóstico do formulário de resíduos sólidos (IPEA) do RAPP |
Diagnóstico disponibilizado e tratado para geração de indicadores ambientais |
|
|
4. Grupo Especializado para monitoramento das atividades de Mercúrio e Convenção de Basileia |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
|
COREM |
Monitoramento do Mercúrio Metálico legal |
Elaboração do Termo de Referência para acompanhamento do descomissionamento e execução do TR, em campo. |
RJ |
|
Acompanhamento do cadastramento de importadores e comerciantes de mercúrio |
SC |
||
|
Monitoramento das condicionantes da Convenção de Basiléia |
Estabelecer 1 procedimento |
SC |
|
|
Modelo de nota informativa trimestral |
|||
|
Proposta para apoio em Vistoria de portos e aeroportos para controle de cargas ilegais de resíduos |
|||
|
Acompanhamento de 10% das notificações emitidas para aquela UF, para monitoramento de condicionantes da Convenção de Basileia |
|||
|
5. Grupo Especializado para formação de multiplicadores para divulgação dos conteúdos da Diqua |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
|
COAVI |
Capacitação de servidores nas temáticas e instrumentos da DIQUA |
3 atividades formativas com temas da Coavi |
Todos |
|
CICAM |
1 atividade formativa com temas da Cicam |
RJ |
|
|
COREM |
1 atividade formativa com temas da Corem |
SC |
|
|
COAVA |
1 atividade formativa com temas da Coava |
PB TO |
|
|
CCONP |
1 atividade formativa com temas da Cconp |
PB |
|
|
GABIN/ASSESSORIA |
Elaboração de modelos para ações institucional de comunicação |
Modelo de cartilha |
MG |
|
Modelo para planejamento de evento online |
MG |
||
|
Modelo de planejamento para evento presencial |
MG |
||
|
10 ações institucionais padronizadas de comunicação pelos NQAs |
Todos |
||
|
6. Grupo Especializado para Padronização de procedimentos para NQAs em processos de impugnação de TCFA e análise de alteração de dados do CTF/APP |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
|
COAVI |
Padronização da atuação dos NQA em processos administrativos relacionados ao CTF/APP |
Treinamento dos membros do Grupo sobre as OTNs e POPs já publicadas |
PA RS |
|
CGQUA |
Padronização de procedimentos, despachos e outros documentos no SEI
|
||
ANEXO I (Redação dada pela Portaria nº 83, de 9 de junho de 2025)
Metas Finalísticas da Diqua/Sede
|
OBJETIVO ESTRATÉGICO (Plano Estratégico do Ibama) |
OBJETIVO TÁTICO |
META DE RESULTADO |
METAS DE ESFORÇO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle de emissões atmosféricas por veículos automotorres |
Redução da emissão de gases de efeito estufa (emitidos por veículos) |
Implementação da fase L-8 do Proconve |
DIREV |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de efluentes do RAPP |
DIRAPP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de efluentes do RAPP |
GABINETE/GPROJ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Estabelecer diretrizes gerais para acesso, tratamento e análise de dados e disponibilização de informações e definição de prioridades de produção de informação a partir de nossa base de dados |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Estabelecer diretrizes gerais para acesso, tratamento e análise de dados e disponibilização de informações e definição de prioridades de produção de informação a partir de nossa base de dados |
GABINETE/GPROJ |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Mapeamento das ações de transparência ativa e passiva da Diqua |
CGQUA |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Mapeamento das ações de transparência ativa e passiva da Diqua |
CGASQ |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
1 Diagnóstico das substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
Elaboração de levantamento de dados e informações sobre substâncias químicas utilizadas como retardantes de fogo |
CCONP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
1 Diagnóstico das substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
Elaboração de levantamento de dados e informações sobre substâncias químicas utilizadas como retardantes de fogo |
COAVA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Encaminhar proposta de projeto de educação ambiental sobre descarte de resíduos eletrônicos |
COGIQ |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Estimular contribuição da Diqua nas iniciativas do CENEA |
Participar de evento de elaboração do novo Plano de Educação Ambiental do Ibama |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Estimular contribuição da Diqua nas iniciativas do CENEA |
Atender 80% das demandas de subsídios encaminhadas pelo CENEA |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
35% do Projeto piloto para avaliação de ocorrência de uso de agrotóxicos em matrizes ambientais |
CCONP |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
35% do Projeto piloto para avaliação de ocorrência de uso de agrotóxicos em matrizes ambientais |
GABINETE/GPROJ |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação e exportação de resíduos |
100% das importações de resíduos plásticos submetidas ao controle do ibama |
1 Minuta de Instrução Normativa elaborada sobre importação de resíduos plásticos |
COREM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação e exportação de resíduos |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação dos grupos especializados com integrantes das SUPES para monitoramento das atividades de Mercúrio e Convenção de Basileia |
COREM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Redução de 90% no volume de mercúrio metálico autorizado |
1 minuta de Instrução Normativa sobre mercúrio finalizada e submetida à presidência do Ibama |
COREM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre áreas contaminadas em território nacional |
Elaborar documentação técnica para subsidiar coordenação do Ibama no GT de revisão da CONAMA 420/09 |
CICAM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre áreas contaminadas em território nacional |
Elaborar Plano de Trabalho para a disponibilização do sistema Singac aos órgãos estaduais |
CICAM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre áreas contaminadas em território nacional |
Elaborar termo de adesão ao SINGAC para todas as Ufs |
CICAM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES Áreas Contaminadas |
CICAM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Avaliação geral dos dados coletados pelo Formulário de Resíduos Sólidos - Gerador, do RAPP (anexo F da IN Ibama nº 22/2021) |
DIRAPP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Avaliação preliminar sobre a base de dados de resíduos sólidos do RAPP, Formulário "Gerador" (parceria com o IPEA) |
CGQUA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de fontes energéticas do RAPP |
DIRAPP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Transparência Pública do controle ambiental |
60% do projeto da Certidão Ambiental implementado |
COGIQ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Proposição de 1 novo ACT com OEMAs para gestão integrada do CTF/APP |
COGIQ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Substituição de 2 acordos para gestão integrada do CTF/APP, conforme Portaria Ibama nº 95/2023. |
GABINETE/ ASSESSORIA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Substituição de 2 acordos para gestão integrada do CTF/APP, conforme Portaria Ibama nº 95/2023. |
CGQUA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Substituição de 2 acordos para gestão integrada do CTF/APP, conforme Portaria Ibama nº 95/2023. |
COGIQ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 Relatório (ou painel) sobre o controle do Ibama por meio do Protocolo de Montreal disponibilizado |
COREM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 Boletim de produção e comercialização publicado para agrotóxicos de natureza química |
DIGES |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 painel Business Intelligence (BI) publicado |
CCONP |
|
sobre agrotóxicos de baixa periculosidade: demanda e avaliados |
||||
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 painel Business Intelligence (BI) publicado sobre agrotóxicos de natureza química: demanda e avaliados |
COAVA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
20 Perfis Ambientais de Agrotóxicos publicados |
DIGES |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES Gestão de Dados |
CGQUA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
1 Nota Técnica para subsidiar consulta jurídica acerca da obrigatoriedade de registro de produtos preservativos de madeira |
CCONP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
1 minuta de norma com vistas à revisão da IN Ibama 05/1992 |
CCONP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
Revisão da IN Ibama nº 17/2009 (avaliação de risco ambiental de agrotóxicos para polinizadores) |
COREA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Reanálise Ambiental de Agrotóxicos |
1 Comunicado de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
COREA |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Reanálise Ambiental de Agrotóxicos |
1 Documento Técnico de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
COREA |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Aumento do número de novos ingredientes ativos avaliados quanto aos riscos ambientais |
Avaliação de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos novos |
DIARA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Instrução e análise de 500 processos administrativos de Avaliação de produtos formulados genéricos, clones e idênticos |
COAVA |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Análise de 2.000 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes |
CCONP |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Elaboração de padrões de uso de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos |
DIARA |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Análise e instrução de 85% dos processos relativos a agrotóxicos de baixa periculosidade |
CCONP |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Elaborar 1 POP para análise dos relatórios de impureza |
CCONP |
|
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupos especializados com integrantes das SUPES para análise de processos de registro de agrotóxivos (clones, genéricos e idênticos) |
COAVA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupos especializados com integrantes das SUPES para análise de relatórios de impureza |
CCONP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Implementar um sistema de gestão e controle da cadeia de mercúrio |
Elaborar plano de implementação do controle da cadeia de mercúrio |
GABINETE/Gproj |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Implementar um sistema de gestão e controle da cadeia de mercúrio |
Elaborar plano de implementação do controle da cadeia de mercúrio |
CGQUA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Implementar um sistema de gestão e controle da cadeia de mercúrio |
Elaborar plano de implementação do controle da cadeia de mercúrio |
COREM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Elaborar plano de implementação do novo sistema do RAPP |
GABINETE/Gproj |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Elaborar plano de implementação do novo sistema do RAPP |
DIRAPP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Elaborar relatório das atividades desenvolvidas pelo Comitê Interfederativo (CIF), referentes a todo o período de funcionamento do CIF, compreendido entre abril de 2016 e outubro de 2024, em atendimento à determinação imposta no parágrafo quarto da Cláusula 99 da Repactuação do Acordo de Mariana/MG. |
DGA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Realizar Webinário para os servidores do Ibama sobre o Novo Acordo de Mariana e qual é o papel do Ibama na reparação dos danos ambientais causados pelo desastre |
GABINETE/ ASSESSORIA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Realizar Webinário para os servidores do Ibama sobre o Novo Acordo de Mariana e qual é o papel do Ibama na reparação dos danos ambientais causados pelo desastre |
DGA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Atendimento às demandas de subsídios técnicos para implementação do Acordo de Conciliação para recuperação da bacia do Rio Doce |
CICAM |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Celebrar Acordo de Cooperação Técnica entre o Ibama e o Iema/ES para atuação conjunta na governança interna dos programas sob responsabilidade do Ibama a serem executados no Estado do Espírito Santo |
DGA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Subsidiar plano de recuperação de áreas contaminadas por mercúrio metálico em terras indígenas Yanomami |
Consolidar e divulgar os resultados das análises realizadas na TIY no âmbito do projeto |
Elaborar 1 Nota técnica de análise sobre resultados gerados da primeira campanha |
GABINETE/GPROJ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Subsidiar plano de recuperação de áreas contaminadas por mercúrio metálico em terras indígenas Yanomami |
Viabilizar as campanhas de 2025 do projeto Rede de Monitoramento Ambiental da Terra Indígena Yanomami (TIY) e Alto Amazonas |
Criar cronograma de campanhas 2025 e articular sua execução com os parceiros. |
GABINETE/GPROJ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Propor ACT com o Ministério da Saúde para qualificação técnica da coleta de dados ambientais de interesse mútuo do Rapp |
DIRAPP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Executar 25% do Plano de Trabalho do ACT com o Ministério da Saúde |
DIRAPP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
Propor ACT com o STJ para para compartilhamento de dados e informações sobre pessoas inscritas no CTF/APP |
COGIQ |
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Criação de grupos de trabalho |
CCONP |
|
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Criação de grupos de trabalho |
COAVA |
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Elaborar Documento Técnico |
CCONP |
|
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Elaborar Documento Técnico |
COAVA |
|
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
1 grupo de espécies da fauna protegido pela ARA |
Elaborar minuta de norma para regulamentar a avaliação de risco ambiental de um novo grupo de espécie da fauna. |
COREV |
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
1 grupo de espécies da fauna protegido pela ARA |
Elaborar minuta de norma para regulamentar a avaliação de risco ambiental de um novo grupo de espécie da fauna. |
COAVA |
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Revisar a norma vigente de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos - Portaria Ibama nº 84/1996 |
CGASQ |
ANEXO II
Metas Gerenciais e de Apoio da Sede
|
METAS DE ESFORÇO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
|
Aplicar e analisar pesquisa sobre o uso do sharepoint da Diqua |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
Elaborar proposta de simplificação da intranet da Diqua/Sharepoint Diqua |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
Publicar Agenda de participação da DIQUA em fóruns internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
Abrir 3 turmas do cursos sobre avaliação ambiental de agrotóxicos |
CGASQ |
|
Capacitar 4 servidores da Diqua em ferramentas de BI, IA ou geoprocessamento. |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
CICAM |
|
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
COAVA |
|
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
CCONP |
|
Elaborar material para 2 ações formativas em áreas contaminadas em conjunto com a COATE/CENEAC/DIPRO |
CICAM |
ANEXO III
Metas Finalísticas das equipes das superintendências do Ibama em articulação com a DIQUA
|
1. Grupo Especializado em Impurezas Relevantes em produtos de controle ambiental |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CCONP |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Análise de 77 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes por servidor |
AC PB RN RR |
|
2. Grupo Especializado em Gestão de áreas contaminadas |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CICAM |
Redução do passivo de processos de GAC |
Capacitação para instrução e análises de processos de GAC |
AP; CE; ES; MA; MT; RJ; SC; SP |
|
3. Grupo Especializado em Gestão de Dados e Informações da DIQUA |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CGQUA |
Avaliação da coleta de informações do formulário de resíduos sólidos do RAPP |
Definir setor prioritário, a partir do licenciamento do Ibama |
BA PA PI SE TO |
|
Elaborar metodologia; |
|||
|
Produzir relatório |
|||
|
4. Grupo Especializado sobre Convenção de Minamata (Mercúrio metálico) |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
COREM |
Monitoramento do Mercúrio Metálico legal |
Elaboração do Termo de Referência para acompanhamento do descomissionamento e execução do TR. |
RJ MS PR RO SC |
|
5. Grupo Especializado sobre Convenção de Basiléia (Movimentação transfronteiriça de resíduos sólidos) |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
COREM |
Monitoramento das condicionantes da Convenção de Basiléia |
Estabelecer 1 procedimento |
MS PE PR SC |
|
Acompanhamento de 10% das notificações emitidas, para monitoramento de condicionantes da Convenção de Basileia |
|||
|
6. Formação de multiplicadores |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CCONP |
Capacitação sobre produtos de controle ambiental |
1 atividade formativa com temas da Cconp |
AC PB RN RR |
|
COAVA |
Capacitação sobre avaliação de agrotóxicos |
1 atividade formativa com temas da Coava |
MT PI MA AC |
|
CGQUA |
Elaboração de modelos para ações institucional de comunicação |
Elaboração de apresentações padronizadas sobre CTF/APP, CTF/AIDA e RAPP |
AC; CE; MG; PB; RJ; SP; TO |
|
Guia para organização de evento |
|||
|
Webinar de formação de multiplicadores para os três temas da Cogiq |
|||
|
Relatório final |
|||
|
CICAM |
Capacitação sobre remediadores ambientais |
1 atividade formativa com temas da Cicam |
AP; CE; MA; MT; RJ; SC; SP |
|
CCONP |
Capacitação sobre impurezas relevantes |
Webinar de formação de multiplicadores para os três temas da Cogiq |
MS PE PR SC |
|
7. Padronização de procedimentos para atuação das Equipes de Qualidade Ambiental em processos de impugnação de TCFA |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
COGIQ |
Produção de documentos técnicos |
Guia prático de análise de processos que envolvam alterações cadastrais |
AM; MA; PR; BA; GO; PA; PE; RS; SE |
|
Definição de critérios para demandar a área gestora do CTF/APP em processos de impugnação fiscal |
|||
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.
(Redação dada pela Portaria nº 182, de 12 de dezembro de 2025)
ANEXO III (Redação dada pela Portaria nº 182, de 12 de dezembro de 2025)
Metas Finalísticas das equipes das superintendências
do Ibama em articulação com a DIQUA
|
1. Grupo Especializado em Impurezas Relevantes em produtos de controle ambiental |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CCONP |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Análise de 77 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes por servidor |
AC |
|
2. Grupo Especializado em Gestão de áreas contaminadas |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CICAM |
Redução do passivo de processos de GAC |
Capacitação para instrução e análises de processos de GAC |
AP ES |
|
Elaboração de modelos de documentos técnicos |
|||
|
Instrução e análise técnica de 16 processos de GAC |
|||
|
3. Grupo Especializado em Gestão de Dados e Informações da DIQUA |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CGQUA |
Avaliação da coleta de informações do formulário de resíduos sólidos do RAPP |
Definir setor prioritário, a partir do licenciamento do Ibama |
BA AM RO |
|
Elaborar metodologia; |
|||
|
Produzir relatório |
|||
|
4. Grupo Especializado sobre Convenção de Minamata (Mercúrio metálico) |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
COREM |
Monitoramento do Mercúrio Metálico legal |
Elaboração do Termo de Referência para acompanhamento do descomissionamento e execução do TR. |
RJ |
|
5. Grupo Especializado sobre Convenção de Basiléia (Movimentação transfronteiriça de resíduos sólidos) |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
COREM |
Monitoramento das condicionantes da Convenção de Basiléia |
Estabelecer 1 procedimento |
MS BA SP RS |
|
Acompanhamento de 10% das notificações emitidas, para monitoramento de condicionantes da Convenção de Basileia |
|||
|
6. Formação de multiplicadores |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
CCONP |
Capacitação sobre produtos de controle ambiental |
1 atividade formativa com temas da Cconp |
AC |
|
COAVA |
Capacitação sobre avaliação de agrotóxicos |
1 atividade formativa com temas da Coava |
MT PI MA AC |
|
CGQUA
|
Elaboração de modelos para ações institucional de comunicação |
Elaboração de apresentações padronizadas sobre CTF/APP, CTF/AIDA e RAPP |
AC |
|
Guia para organização de evento |
|||
|
Webinar de formação de multiplicadores para os três temas da Cogiq |
|||
|
Relatório final |
|||
|
CICAM |
Capacitação sobre remediadores ambientais |
1 ação de capacitação sobre remediadores, |
AP SC TO RR |
|
1 POP elaborado para a triagem de requerimentos; |
|||
|
1 apresentação padronizada elaborada; |
|||
|
1 evento de divulgação. |
|||
|
7. Padronização de procedimentos para atuação das Equipes de Qualidade Ambiental em processos de impugnação de TCFA |
|||
|
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
|
COGIQ |
Produção de documentos técnicos |
Guia prático de análise de processos que envolvam alterações cadastrais |
AM |
|
Definição de critérios para demandar a área gestora do CTF/APP em processos de impugnação fiscal |
|||
Redes Sociais